Open Collective
Open Collective
Loading
Os Jogos Olímpicos como retrato da sociedade contemporânea
Published on July 28, 2021 by Rute Correia

Olá,
Há muito tempo que queríamos fazer um artigo sobre desporto. Em ano de Jogos Olímpicos, não podíamos desperdiçar a oportunidade. Recuperando um formato que parece ganhar fãs, acabámos de publicar 3 gráficos para conhecer melhor os Jogos Olímpicos e as participações portuguesas (e uma tabela) - olhámos para a evolução do número de provas, resumimos as participações portuguesas e mergulhámos na desigualdade de género.

Este artigo é uma espécie de contextualização para a reportagem que publicaremos na próxima semana, em que nos debruçaremos sobre o desporto em Portugal. A nossa ideia inicial andava à volta das probabilidades de uma pessoa portuguesa se sagrar campeã olímpica, mas os dados que dispúnhamos obrigaram-nos a ajustar a perspetiva. Vamos falar de prática e cultura desportivas, bem como de financiamento do setor. 

Esperemos que gostem desta nossa incursão pela maior celebração mundial do desporto.

Outras novidades do Interruptor

  • Web Monetization integrado e novo blogue tecnológico
Já integrámos o protocolo Web Monetization no site do Interruptor. 🎉
Isto significa que já é possível apoiar o Interruptor sem uma subscrição direta. Para usar esta modalidade de apoio financeiro, basta criar uma carteira Coil e usar uma das extensões disponibilizadas para navegador web. Com essa carteira, é possível apoiar o Interruptor e qualquer site com a tecnologia Web Monetization integrada - entre eles estão, por exemplo, a plataforma de streaming de videojogos Twitch e o site de partilha de imagens Imgur.

Para quem queira implementar a tecnologia no seu site ou tenha curiosidade em explorar a parte mais técnica, pode passar pelo nosso novo blogue tecnológico. O blogue tem versões em português e em inglês, sendo mantido pelo nosso Ciaran Edwards.
  • Acessibilidade e reutilização de dados/conteúdo
Alargámos as possibilidades de reutilização dos nossos gráficos, ao adicionarmos a opção de incorporação via iFrame. Com a nossa mudança para o Datawrapper, já era possível descarregar diretamente os dados utilizados em cada gráfico.
Também estamos a afinar as descrições de imagens no nosso site para leitores de ecrãs, tornando-as mais detalhadas.

Muito obrigada pelo teu apoio.
Rute