Back to conversations

E se a nossa conversa continuasse?

Rute Correia

Posted on February 24, 2021

Gostávamos de estar mais perto da nossa comunidade: partilhar planos, ideias e inquietações, deixando a porta ainda mais aberta a sugestões.

Por um lado, privilegiamos o software livre e de código aberto. Por outro, compreendemos que a multiplicação de aplicações e plataformas pode criar a entropia, tanto pela dispersão de atenção como até pela própria acessibilidade. Eis hipóteses que temos em mente:

Comunicações individuais (com suporte a grupos): Telegram*, Signal
Plataformas com possibilidade de canais múltiplos: Rocket Chat, Mattermost, Element, Discord*

*Nem o Telegram, nem o Discord são ferramentas de código aberto, mas dão abrigo a muitas comunidades ligadas à cultura e software livre.

Posto isto, por onde preferiam que a conversa continuasse?
👀  1

wiki

Posted on March 11, 2021

(tenho esta tab aberta há dias, à espera que apareça um comentário para não ser o primeiro, mas dei timeout :p)

Eu prefiro o Element/Matrix. Também há várias comunidades associadas ao livre lá.

Os Rocket Chat/Mattermost ocupam muito espaço mental (mais tabs, argh), e associo mais a trabalho que conversas casuais (ponho no mesmo saco que o Slack).

Signal ligo mais a conversas privadas, tipo WhatsApp. Não sei se se enquadra muito, e não sou fã do requisito do número de telefone.

Telegram e Discord... o asterisco diz tudo :) Felizmente muitas das comunidades que usam telegram têm uma bridge para matrix, por isso tenho conseguido evitar usar activamente, mas infelizmente já tive de criar conta e partilhar o meu número de telefone com o mundo inteiro.

Não creio que seja possível chegar a consenso nestes assuntos, mas minha preferência é o Element. Caso decidam ir por um dos outros caminhos, gostaria que considerassem acrescentar uma bridge.
🚀  1

Rute Correia

Posted on March 19, 2021

Creio que essa é também a minha ideia favorita: Element com ponte para o Telegram. Vamos ver se pomos as máquinas a trabalhar.

CDF

Posted on April 14, 2021

O Element está numa fase bastante evolutiva e favorável.
Tive contato profissional com a equipa que o está a desenvolver comercialmente para parceiros/clientes e o que vi com eles partes que já são Open Source, e outras que virão mais tarde deixou-me impressionado.

Posto isto, colocar um seerviço de Element a funcionar para esta comunidade não será de todo um issue nem em esforço, nem em disponibilidade.

Quanto a integrar com Telegram, é bem vindo, MAS não sei como se faz :)

Conversation followers