Open Collective
Open Collective
Quem somos nós e o que fazemos
Published on February 10, 2021 by DiogoJ

Do pasto à agrofloresta


Inicialmente nesse coletivo estão pessoas e grupos com os quais eu Diogo tenho me envolvido ao longo desses mais de 10 anos de interações agroflorestais na região da Mantiqueira Mineira e Carioca.


Nosso objetivo é facilitar o contato entre pessoas querendo produzir seus proprios alimentos e proprietários de terra conscientes dos beneficios dos sistemas agroflorestais para suas fazendas. Dentre as ferramentas que usamos para esse fim estão os contratos de usufruto e a organização em plataforma. Diferentes formas de financiamente podem ser realizadas por aqui, de forma transparente.


Terreno sulcado pelo motocultivador tratorito.


Através do acompanhamento de um modulo de 1000m2 pretendemos traçar uma métrica para gerar dados de custo de produção para cada item no nosso agroecossistema de forma a estimar o tamanho do investimento e colheita para cada parte. As safras sazonais serão anunciadas com antecedencia e acredito não ser dificil organizar a distribuição de forma justa para todxs, basta participar e interagir por aqui.


Consórcios iniciais, arroz, milho e amendoim.


Resumindo, é possível escolher o grau de envolvimento que cada um pode entregar. Quem não pode por a mão na terra mas quer apoiar esse movimento (e desfrutar o usufruto) pode fazer isso do seu computador. Aqueles que querem aprender e futuramente empreender com apoio coletivo também são bemvindxs, além de investidores buscando projetos e profissionais para manejar sistemas comerciais. Todxs pensando não só no agora mas no amanhã também, as árvores estarão sempre presentes em nossos sistemas.


Espero que possamos pegar intimidade tanto com o sitio da web como com o sitio real. A partir dessas primeiras visitas durante o outono podemos começar a planejar as áreas comuns no inverno para então plantar na primavera. Quanto às sementes, estas estarão sempre seguras, preservadas de forma distribuida entre nós. Vamo que vamo!