Open Collective
Open Collective
Loading
2º ENCONTRO DA AMORA
Published on September 6, 2022 by Isabel Pinto Coelho

 
SEGUNDO ENCONTRO DA 

Caros vizinhos e amigos,
Eis o resumo das ideias faladas no nosso 2º encontro, assim como o convite para o próximo encontro dos moradores, e amigos, das margens do Rio Almansor e seus afluentes.

O próximo encontro será dia 6 de Setembro, às 17h30, ponto de partida na Ponte de Évora cuja localização segue aqui: https://goo.gl/maps/2ou2CtKAMPAv4NeH8
Vamos caminhar cerca de 250 metros pelo rio, até à casa do Nuno Grenha, onde faremos um lanche / Mesa Posta.

Resumo da reunião de dia 2 de Agosto 2022
Gandum Village
Presentes: João Almeida, Martina, Isabel, Guilherme, Allena, Camilo, Luisa, Jorge Gonçalves, Constança, Benoit, Florence, Bernardo

Na última reunião:
\ recebemos o relato do Sr. Fialho sobre a ribeira do Gandum. Soubemos que corria o ano todo, que a chamavam ribeira do Conforto.
\ ouvimos os relatos do João Almeida do Gandum sobre as descargas de suiniculturas
\ sempre que presenciamos descargas, devemos ligar ao SEPNA de Montemor, mas também ao SOS Ambiente e Território da GNR Lisboa - 808 200 520. Para a queixa ser válida, é necessário que a GNR faça recolhas e análises à água, portanto, é algo em que devemos insistir. É preciso ter muitas queixas acumuladas para que os processos-crime tenham força

Avançámos para a criação de 3 grupos de trabalho:
1º - CONHECIMENTO (João Almeida (focalizador), Jorge Gonçalves, Martina, Bernardo, Luísa, Camilo);
Um grupo que explore o conhecimento, leis associadas às linhas água e margens do rio e ribeiras, organograma de domínios hídricos, que entidades devemos procurar para diferentes questões, etc. (ex. Quais as responsabilidades das entidades referidas: CCDR, APA, SEPNA, AGDA, ASPEA, GEOTA/Rios Livres?
Ligar ao Projecto Rios da Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA). Actualmente a responsável é a Lígia Pinho e o contacto é Anabela Pereira - 913 563 158. Promovem projectos de adopção de 500m de ribeiras. Em 2016, na zona da ribeira do Escouraç, foi apoiado pela Câmara Municipal de Montemor o Novo, a engª Cândida Martins  realizou uma acção de formação e a Câmara adquiriu um Kit de análises.

2º - QUEM NOS AJUDA? (Guilherme (focalizador), Florence)
Um grupo que pesquisa candidaturas, outros exemplos de trabalhos de recuperação de linhas ribeirinhas, que entre em contacto com pessoas e entidades que nos possam ajudar.

3º - ACÇÕES CONCRETAS (Benoit, Allena, Isabel (focalizdora), Florence, Constança)
Conversas, reuniões, encontros de moradores do rio, ajudadas de limpeza e reflorestação, etc.

Ficaram as seguintes perguntas para colocarmos ao Município:
- Sempre será criado o Conselho municipal do ambiente? 
- Quais as regras para utilização da água da barragem?
- Onde são descarregadas as águas das fossas, captadas por empresas privadas?
Entretanto….

Reunião com MARCA.Adl. O Guilherme, o João Almeida e a Isabel reuniram com a Rosa e a Marta da Marca, sobre uma possível candidatura a um Programa Life da Comissão Europeia. Esta candidatura pode ser feita numa parceria entre Marca + Universidade de Évora + AMORA: Associação d@s Morador@s do Rio Almansor.
A Marca está disponível para escrever e gerir a candidatura, contemplando no orçamento alguém responsável por esse trabalho.
Da nossa parte teríamos que mapear moradores e definir que intervenções desejam estes fazer nos respectivos troços de rio. Teríamos também, eventualmente, de tornar a AMORA numa associação autónoma (por agora existe apenas por via da OpenCollective
É um financiamento a 80%, que pode ir até €5M(!) - provavelmente vamos ficar pelos €2M… 
Teremos 1 ano (até Outubro de 2023) para fazer esta candidatura pois já não vamos a tempo de a fazer até Outubro deste ano (porque é bem complexa).

Reunião com Pedro Horta da ZERO. O Guilherme reuniu-se com esta estrutura que está a implementar um projeto chamado MEDwater, com a ALMARGEM como parceira.
A ideia é capacitar estas duas associações para o acompanhamento das políticas públicas da água relacionadas com a gestão dos recursos hídricos e a gestão dos investimentos no regadio nas regiões do Alentejo e Algarve, numa ligação próxima com os movimentos de cidadãos que, à escala local, acompanham a implementação destas políticas. Querem mapear os nossos esforços num mapa comum, e criar um repositório de conteúdos que possam ser facilmente acedidos e utilizados por grupos de cidadãos ativos/a ativar (como o nosso), incluindo legislação, competências, boas práticas, exemplos, contatos de potenciais parceiros, linhas de financiamento, etc.
Foi também feito um mapa com os pontos de poluição identificados até agora, e a ZERO prometeu enviar-nos em breve: 
- Perímetro rega Barragem Minutos, incluindo alargamentos;
- Avaliação dos estados das massas de água (i.e. almansor e afluentes) avaliadas de acordo com APA (nota: se os resultados forem inferiores a BOM, tem de haver medidas). Nestas:
- que "pressões" sobre o rio foram identificadas pela APA
- que medidas foram tomadas no quadro anterior 
- se estas medidas foram ou não executadas
 

------------------------------------------------------
Para o próximo encontro, contamos partilhar tudo o que aprendemos depois da última vez que nos sentámos e organizámos em grupo. Seria bom se cada grupo pudesse organizar um pequeno momento de partilha de aprendizagens + novas necessidades que emergiram + sugestão de próximos passos desse grupo. 


Bem haja e até breve,
Guilherme, Isabel, Allena e Bernardo