Série Memória Coletiva, o nosso regresso aos podcasts
Published on June 2, 2021 by Rute Correia
Admin

Chegou com um atraso de dois dias (!!!), mas aqui está ele: o primeiro episódio de Memória Coletiva, uma nova série de podcasts do Interruptor orientada para questões coletivas com impacto na cultura dos nossos dias.

É o primeiro de dois capítulos sobre colonialismo à portuguesa, em que ouvimos Paula Cardoso (fundadora da plataforma Afrolink), Helena Vicente (investigadora do Instituto de Ciências Sociais), Carlos Pereira (humorista e repórter do 5 Para a Meia-Noite) e de Vítor Sanches (fundador do projeto e loja cultural Dentu Zona). Neste episódio, fazemos uma contextualização histórica desse período, com ênfase no tráfico humano perpetrado ao longo de séculos com o apoio do Estado português, e falamos de algums materializações desse legado profundamente racista na nossa sociedade - como a Lei da Nacionalidade.

Continuando a demanda na melhoria da acessibilidade dos nossos conteúdos, passamos a incluir a transcrição de cada episódio - disponível através da respetiva página no nosso site. Relembro que podes ouvir o podcast do Interruptor diretamente no nosso site e subscrevê-lo nas plataformas habituais, como Spotify, Apple Podcasts, Pocket Casts, Deezer e Google Podcasts. Também podes simplesmente seguir via feed RSS.

Este episódio surge no seguimento do ciclo editorial inspirado pelo Abril que ficou por cumprir, em que mergulhámos no tema da descolonização. No final de abril, falámos de representatividade e representações na televisão portuguesa, em Um ecrã em mil tons de branco - um trabalho mais focado no racismo do que propriamente na questão colonial, mas abriu a porta. Na semana passada, desmontámos alguns mitos em 3 gráficos para compreender o colonialismo português. No dia 16 de junho, chega ao podcast a segunda parte de Colonialismo à portuguesa (ao invés do inicialmente anunciado dia 14).

Também esta semana publicámos a segunda entrevista de Arqueologias da Hospitalidade, com a investigadora Rachael Kiddey. Esta série de entrevistas foi realizada por Alícia Gaspar, sendo editada em colaboração com o site BUALA. Na próxima semana, encerraremos este ciclo, com uma entrevista ao arqueólogo Rui Gomes Coelho.

E amanhã chega a 10ª edição dos Circuitos, a nossa rubrica semanal de sugestões culturais para ler, ouvir, ver, jogar e ir. Se quiseres receber as recomendações diretamente no teu e-mail, assina essa newsletter aqui.

Muito obrigada pelo teu apoio,
Rute